A Escola

a escola.jpg

O projeto pedagógico da Lua Nova baseia-se em uma educação que tem como horizonte a aprendizagem significativa, a solidariedade humana e o respeito à subjetividade de cada um. O envolvimento em questões de ordem social e ecológica, o acesso aos bens culturais construídos pela humanidade, o respeito às diferenças culturais, étnicas e religiosas, o exercício da participação cidadã, além do acesso a fontes diversas de informação, fazem parte do cotidiano da Comunidade Lua Nova.

Algumas palavras representam esta proposta desde o início da sua concepção: infância, autoria, saber ou cultura, subjetividade, coletividade e diversidade.

Estes princípios orientam as relações, especialmente a interação com "o outro" e com o objeto de conhecimento, a partir de um discurso construído com e para o sujeito que aprende, bem como a construção conjunta de regras de convivência.

Buscamos uma Educação voltada para o desenvolvimento de um ser humano que possa viver responsável e criticamente na sociedade contemporânea, com sensibilidade para compreender a realidade próxima, sem perder de vista as relações com a complexidade do mundo global.

Segmentos

Educação Infantil

A escola atende crianças de dois a cinco anos, distribuindo-as por faixa etária, em classes denominadas Grupos.

Ensino Fundamental (1° ao 5° ano)

Atende crianças de seis a onze anos e mantém o regime de ordenação de classes preconizado pelos órgãos competentes.

Centro de Estudos

O Centro de Estudos surgiu para fundamentar e nortear a operacionalização do projeto pedagógico. Hoje também realiza seus trabalhos com o foco na comunidade externa, por meio de diversas ações que discutem questões do cotidiano escolar e da infância na contemporaneidade.

Inclusão escolar

O comprometimento com princípios norteadores voltados para o respeito às diferenças é parte da nossa história desde que foram dados os primeiros passos para a elaboração da nossa proposta pedagógica. Acreditamos que, para que a Educação seja inclusiva, é preciso sustentar uma ética centrada no sujeito. Uma prática que foi se fortalecendo ao longo de mais de trinta anos de existência a partir da convivência cotidiana com os desafios postos.

A inclusão escolar é um desafio contemporâneo que implica numa dinâmica de articulação entre a escola, a clínica, a família e a sociedade. Diante dessa provocação, a nossa escola, por meio de seu Centro de Estudos, visa congregar profissionais de diversas áreas, envolvidos nesse trabalho, buscando fomentar a troca de experiências, discussões interdisciplinares e demandas socioeducativas, com todos aqueles que estão implicados com essa temática.