Centro de Estudos

A história da Lua Nova é decisivamente marcada pelo fato de a escola ter nascido, há 35 anos, de um Centro de Estudos. Em encontros sistemáticos, aquelas seis mulheres, estudantes de Psicologia, partilhavam o gosto pela Educação e sabiam que uma escola não poderia restringir sua atuação à comunidade interna. Por isso, vislumbravam ações para disseminar experiências e pesquisas pedagógicas para além dos muros da escola. Foi assim que deram corpo à proposta que seria a base da Lua Nova: construção de saber, possibilidade de escuta, respeito à subjetividade e às diferenças, estímulo à autoria e à autonomia.

Em 1985, nasce a Lua Nova Escola e Centro de Estudos, respaldada na pesquisa teórica e na proposta de prática pedagógica construída pelo Centro de Estudos.  De lá para cá, a escola, sem perder a referência dos princípios formulados por aquele grupo, agrega novos saberes e se reinventa no que é viver a Educação no século XXI.

Em 2020, retomamos nossas atividades com um gosto ainda mais doce: são 35 de educação, aprendizagem e transformações. Com a experiência acumulada ao longo dessa trajetória, já sabemos que somos ponto de encontro de pluralidades – ideias, sentimentos, conhecimentos. E que é sempre no contexto dinâmico que se organiza o nosso grande desafio social: ensinar e aprender com e entre crianças, pais, funcionários, professores e todos aqueles que circulam nessa grande rede que é a Educação.

Por tudo isso, com um renovado desejo de aprender, é que a Lua Nova convida a todos, mais uma vez, a viver conosco mais e mais encontros e aventuras.

Objetivos do Centro de Estudos

• Refletir, documentar e socializar a ação cotidiana desse projeto pedagógico que é a Lua Nova.

• Discutir e implementar ações referentes ao cuidado com as crianças dentro dos diferentes contextos: familiar, educativo, social...

• Oportunizar a formação pessoal, profissional e cultural da comunidade escolar.

Equipe

A equipe nuclear do Centro de Estudos é composta pelo corpo técnico pedagógico da Lua Nova.

Ao longo dos anos também foram convidados para nossos eventos outros profissionais envolvidos com Educação e Infância.

Roda de Conversa e Palestras

O objetivo dos encontros que promovemos, seja no formato de uma Roda de Conversa ou uma palestra temática, é discutir aspectos do desenvolvimento infantil envolvidos no trabalho da Lua Nova. Nosso foco é atrair um público para além dos pais, responsáveis e educadores da Escola, ampliando a rede de interessados em construir, juntos, uma prática cotidiana fundamentada no respeito à infância, a constituição da subjetividade e garantia de seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

Os temas são definidos anualmente e cada encontro é dedicado a abordar possibilidades de compreensão dos espaços vividos pela infância na contemporaneidade: família, escola, cidade, mídia e outros.

Projeto de Formação em Serviço

A Lua Nova possui um projeto de Formação Continuada de Educadores, monitores e estagiários com o objetivo de qualificar a atuação desses profissionais.

Curso de Formação de Professores

A formação de educadores desenvolvida pelo Centro de Estudos procura colaborar para uma qualificação da ação pedagógica, procurando colaborara para a qualificação da prática pedagógica e reflexão sobre a função social da escola.

Projetos de assessoria e consultoria na educação da rede pública e particular

Implementa ações que tematizam a prática educativa que possibilitam, principalmente, a reflexão sobre referenciais teóricos e suas implicações pedagógicas. Nessa perspectiva, o Centro de Estudos já realizou projetos com Coelba, Secretarias Municipais de Educação de: Salvador, Alagoinhas (Ba), Camaçari, São Sebastião do Passé Catu (em parceria com a Fundação Clemente Mariano), além da Santa Casa de Misericórdia e Fundação D. Avelar.

Parceria com universidades através da participação em aulas, eventos e cursos

A Lua Nova vem, ao longo dos anos, recebendo convites de algumas universidades de Salvador com o intuito de compartilhar sua experiência e disseminar a forma com vemos e tratamos a educação.

Outra forma de parceira que se configurou foi a organização ou a participação em eventos com o objetivo de refletir questões relativas à educação.